>>>Desabitar Java
O Java é um plugin inseguro, falho, lento. Este colunista o mantém desativado durante a navegação porque entende que é mais fácil ativá-lo quando for absolutamente necessário do que correr riscos ao abrir cada página. Em três anos, a quantidade de vezes que o Java precisou ser ativado manualmente pode ser contada nos dedos de uma mão.
Se um plugin tem mais chances de ser acionado por criminosos do que por sites legítimos, por que mantê-lo ativado?
>>> Segurança em transferências online
Vulnerabilidades em navegadores podem servir como porta de entrada para pragas digitais no PC. Mas os criminosos podem usar muitas outras “portas” para infectar seu computador. Um exemplo comum: os e-mails falsos, fraudulentos, enviados justamente com o intuito de infectar sua máquina.
Nesse sentido, embora os navegadores possam contribuir para um ataque, eles não são o único fator. Mesmo que os navegadores fossem 100% seguros – que não é possível – ainda assim um vírus poderia se alojar no seu computador e capturar todas as informações da sua conta bancária. Isso porque o roubo de informações costuma estar ligado a erros de usuário e a pragas virtuais, e não exclusivamente a falhas nos navegadores.
No entanto, isso significa que, apesar das “imperfeições” na segurança dos navegadores, ainda é possível realizar transferências online, desde que você permaneça atento a golpes e evite-os. Os bancos ainda dispõem de recursos adicionais que podem proteger sua conta de um ataque web e, em alguns casos, é o próprio usuário que ignora a recomendação de segurança do banco e acaba cedendo todas as informações e senhas em uma página falsa ou em um e-mail fraudulento.
Usar serviços de banco pela internet será seguro com esses três navegadores ou com quaisquer outros. Vai depender, sim, da segurança do seu PC.
>>> Sem atualizações automáticas
"Recentemente o Mozila Firefox instalado no meu PC começou a travar. Isso aconteceu depois de uma instalação de segurança que ele baixou e eu instalei. Resolvi então desinstalar as atualizações automáticas do Firefox. O meu PC estará correndo algum risco com essas atualizações desinstaladas?"
Com certeza. Você não pode, de modo algum, desativar as atualizações automáticas para softwares com acesso direto e constante à internet, como comunicadores instantâneos, programas de e-mail (se usar), firewall, media player responsável por streaming, sistema operacional e, claro, navegador de internet.
Esses softwares ficam muito acessíveis pela rede e podem ser facilmente explorados caso alguma brecha seja encontrada. Manter o software atualizado é a sua única garantia de que as falhas conhecidas estão corrigidas e o seu nível de proteção é o maior possível.
Outros softwares que não acessam constantemente a internet também têm recursos de atualizações automáticas. Mesmo nesse caso é recomendado tentar sempre atualizar. A situação é ainda mais crítica com navegadores web, plugins e outros softwares de acesso à serviços de internet.
Não instalar as atualizações inutiliza todo o esforço rápido que a Mozilla realiza para manter os usuários do Firefox protegidos. É verdade que algumas atualizações causam problemas, principalmente de travamentos como foi falado – mas foi exatamente essa crítica que a coluna fez ao Firefox; o navegador tem perdido sua tradição de software estável, principalmente quando comparado ao Chrome.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
Federal da Bahia vai reabrir inscrições para o vestibular 2011
Novo período de inscrições começa em 27 de setembro. Valor da taxa é de R$ 100.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai reabrir as inscrições para o vestibular 2011 no período de 27 de setembro a 11 de outubro. O novo calendário é válido para os cursos de graduação nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras. Os candidatos devem se inscrever pelo site
As inscrições foram encerradas no dia 22 de agosto. Segundo a diretora do serviço de seleção da UFBA, Antonia Elisa Caló Oliveira , mais de 40 mil candidatos já se inscreveram, porém muitos estudantes ficaram de fora. "Resolvemos reabrir porque a demanda é grande. Recebemos dezenas de e-mails todos os dias e solicitações nos postos de atendimento", afirmou Antonia.
Durante o período de reabertura das inscrições, até o dia 11 de outubro, todos os candidatos, tanto os anteriormente inscritos como os recém-inscritos, poderão fazer alterações no requerimento de inscrição.
Os cursos e vagas oferecidos são os mesmos anteriormente oferecidos: 7.991 vagas para 113 graduações. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100, deve ser paga até 13 de outubro.
As provas da primeira fase ocorrem em 14 e 15 de novembro, e a da segunda etapa serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai reabrir as inscrições para o vestibular 2011 no período de 27 de setembro a 11 de outubro. O novo calendário é válido para os cursos de graduação nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras. Os candidatos devem se inscrever pelo site
As inscrições foram encerradas no dia 22 de agosto. Segundo a diretora do serviço de seleção da UFBA, Antonia Elisa Caló Oliveira , mais de 40 mil candidatos já se inscreveram, porém muitos estudantes ficaram de fora. "Resolvemos reabrir porque a demanda é grande. Recebemos dezenas de e-mails todos os dias e solicitações nos postos de atendimento", afirmou Antonia.
Durante o período de reabertura das inscrições, até o dia 11 de outubro, todos os candidatos, tanto os anteriormente inscritos como os recém-inscritos, poderão fazer alterações no requerimento de inscrição.
Os cursos e vagas oferecidos são os mesmos anteriormente oferecidos: 7.991 vagas para 113 graduações. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100, deve ser paga até 13 de outubro.
As provas da primeira fase ocorrem em 14 e 15 de novembro, e a da segunda etapa serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Negativa ao "Tempo, esse devorador de coisas"
É imprescindível associar ao tempo a conexão do surgimento humano à contemporaneidade. A diversidade dos costumes é resultante desse processo evolutivo. Tudo que é vivenciado hoje partiu-se de lembranças provindas da antiguidade, de bases preestabelecidas, aperfeiçoadas ao longo dos anos.
A influência cultural é uma notável prova do papel solidificador do tempo. Todas as diferentes culturas existentes, e conseqüentes miscigenações entre elas, foram de alguma forma baseadas em fatos passados, seja ela na moda, culinária e/ou tecnologia. O decorrer do tempo não foi capaz de extinguir os marcos e influências históricas, que são relembrados constantemente em diferentes ambientes e para diversas finalidades.
Contrariar a importância do tempo, e seu papel solidificador torna-se incoerente a partir do momento em que se observa o constante evoluir do mundo e suas respectivas bases, provenientes em sua grande maioria do passado. É imprescindível uma idéia primordial para que haja evolução. Sendo assim o tempo faz de si fator fundamental para que possa evoluir e/ou aperfeiçoar fatos passados.
Conclui-se então que o tempo pode ser melhor classificado como solidificador da historia, como alicerce para novas experiências, para um constante e contínuo desenvolvimento, que se faz mais presente no cotidiano.
A influência cultural é uma notável prova do papel solidificador do tempo. Todas as diferentes culturas existentes, e conseqüentes miscigenações entre elas, foram de alguma forma baseadas em fatos passados, seja ela na moda, culinária e/ou tecnologia. O decorrer do tempo não foi capaz de extinguir os marcos e influências históricas, que são relembrados constantemente em diferentes ambientes e para diversas finalidades.
Contrariar a importância do tempo, e seu papel solidificador torna-se incoerente a partir do momento em que se observa o constante evoluir do mundo e suas respectivas bases, provenientes em sua grande maioria do passado. É imprescindível uma idéia primordial para que haja evolução. Sendo assim o tempo faz de si fator fundamental para que possa evoluir e/ou aperfeiçoar fatos passados.
Conclui-se então que o tempo pode ser melhor classificado como solidificador da historia, como alicerce para novas experiências, para um constante e contínuo desenvolvimento, que se faz mais presente no cotidiano.
Japão apresenta novo modelo de robô humanoide para ajudar no trabalho
O 'atleta magrelo' mede 1,51 metro e pesa 39 quilos.
Ele fará tarefas mais pesadas.
Cientistas japoneses apresentaram nesta quarta-feira um novo modelo de robô humanoide para ajudar nas tarefas mais pesadas. Com altura de 1,51 metro e peso de 39 quilos, o HRP-4 é chamado pelos criadores de 'atleta magrelo' e irá ajudar o Japão que sofre com a redução do número de trabalhadores por conta da média de idade avançada dos cidadãos. (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Uso de redes sociais reduz desempenho acadêmico, diz estudo
Um estudo holandês vinculou o uso de redes sociais como o Facebook a um desempenho acadêmico inferior. O efeito seria consequência da forma como sites de redes sociais são usados: o usuário fica permanentemente conectado ou faz várias visitas diárias ao site enquanto realiza, simultaneamente, outras atividades.
A pesquisa, feita por Paul Kirschner, da Open University, na Holanda, foi publicada na revista científica Computers in Human Behaviour.
Ela questiona teorias atuais de que o cérebro do jovem moderno, moldado pela era digital, estaria adaptado a processar simultaneamente canais múltiplos de informação.
Kirschner sugere que, em comparação com estudantes que realizam uma tarefa de cada vez, os adeptos do multitasking (fazer várias atividades ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para o aprendizado e cometem mais erros no processamento da informação.
Ele explica que o estudo é preliminar e precisa ser aprofundado. O pesquisador entrevistou 219 estudantes de uma universidade pública holandesa.
A análise dos dados revelou que usuários do Facebook apresentaram, em uma escala de um a quatro, uma nota média de 3,06. Os que não usavam a rede social tiveram desempenho 20% melhor, alcançando em média 3,82 pontos.
O estudo também concluiu que usuários do Facebook estudaram menos horas: entre uma e cinco horas por semana, em comparação com não usuários, que disseram estudar entre 11 e 15 horas por semana.
Ou seja, vamos nos desligar de orkut, facebook, twitter, formspring e nos dedicar mais aos estudos galera!
A pesquisa, feita por Paul Kirschner, da Open University, na Holanda, foi publicada na revista científica Computers in Human Behaviour.
Ela questiona teorias atuais de que o cérebro do jovem moderno, moldado pela era digital, estaria adaptado a processar simultaneamente canais múltiplos de informação.
Kirschner sugere que, em comparação com estudantes que realizam uma tarefa de cada vez, os adeptos do multitasking (fazer várias atividades ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para o aprendizado e cometem mais erros no processamento da informação.
Ele explica que o estudo é preliminar e precisa ser aprofundado. O pesquisador entrevistou 219 estudantes de uma universidade pública holandesa.
A análise dos dados revelou que usuários do Facebook apresentaram, em uma escala de um a quatro, uma nota média de 3,06. Os que não usavam a rede social tiveram desempenho 20% melhor, alcançando em média 3,82 pontos.
O estudo também concluiu que usuários do Facebook estudaram menos horas: entre uma e cinco horas por semana, em comparação com não usuários, que disseram estudar entre 11 e 15 horas por semana.
Ou seja, vamos nos desligar de orkut, facebook, twitter, formspring e nos dedicar mais aos estudos galera!
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Uso excessivo de dispositivos digitais pode causar fadiga cerebral
Perde-se tempo de inatividade que ajuda a aprender e a memorizar.
Processar bombardeio de informações causa exaustão mental, diz estudo.
É uma hora da tarde numa quinta-feira e Dianne Bates, de 40 anos, alterna três telas. Ela ouve algumas músicas no iPod, digita um e-mail rápido em seu iPhone e volta sua atenção à TV de alta definição. Apenas mais um dia na academia de ginástica.
Enquanto Dianne faz tudo isso, ela também movimenta suas pernas rapidamente numa máquina de step, numa academia no centro da cidade. Ela não está sozinha. Em academias e qualquer outro lugar, as pessoas usam celulares e outros dispositivos eletrônicos para fazer de tudo – e como um confiável antídoto contra o tédio.
Os telefones celulares, que nos últimos anos se tornaram computadores completos com conexões com a internet de alta velocidade, permitem que as pessoas aliviem o tédio dos exercícios, a fila do supermercado, semáforos fechados ou pausas na conversa do jantar.
A tecnologia deixa a menor janela de tempo divertida, e potencialmente produtiva. Mas cientistas apontam a um efeito colateral inesperado: quando as pessoas mantêm seus cérebros ocupados com dados digitais, estão perdendo um tempo de inatividade que poderia fazer com que elas aprendessem melhor e se lembrassem de informações, ou pensassem em ideias novas.
Na Universidade da Califórnia, em São Francisco, cientistas descobriram que quando os ratos passam por uma experiência nova, como explorar uma área desconhecida, seus cérebros mostram novos padrões de atividade. É somente fazendo uma pausa na exploração, porém, que eles processam esses padrões de maneira a criar uma memória persistente da experiência.
“Quase com certeza, o tempo de inatividade deixa o cérebro repassar as experiências, solidificá-las e transformá-las em memórias permanentes em longo prazo”, diz Loren Frank, professor-assistente do departamento de fisiologia da universidade, onde se especializa em aprendizado e memória. Ele declarou acreditar que, quando o cérebro é constantemente estimulado, “você interrompe esse processo de aprendizado”.
Na Universidade de Michigan, um estudo descobriu que as pessoas aprendiam significativamente melhor após uma caminhada na natureza do que num denso ambiente urbano, sugerindo que processar um bombardeio de informações deixa as pessoas fatigadas.
Matt Richtel Do ‘New York Times’
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Passar no vestibular exige mais do que concentração e horas de estudo. Ingressar numa boa faculdade requer um planejamento sério para otimizar o tempo dedicado aos livros. Elaborar um plano de estudos, não acumular dúvidas e participar de atividades culturais no fim de semana podem ser boas alternativas para ter sucesso no vestibular. Conheça algumas dicas que podem fazer a diferença no resultado dos exames.
Por: InfoMoney
Cursinho
Fazer cursinho só vale a pena se você está disposto a freqüentar as aulas assiduamente e executar as tarefas propostas pelos professores. O simples fato de se matricular no cursinho não aprova ninguém. Assistir apenas as aulas mais interessantes também é um erro comum de alguns vestibulandos. Uma vez matriculado, o estudante deve acompanhar a grade de horários da instituição, ouvir conselhos dos orientadores e aproveitar os simulados para avaliar seu desempenho.
Muitos estudantes que apresentam ótimas colocações no vestibular nunca passaram por cursinho. Alguns são tão disciplinados que conseguem passar o dia estudando em casa. No entanto, se você já acabou o colégio e tem um ano pela frente até o próximo vestibular, o cursinho pode lhe ajudar a selecionar as matérias com maior probabilidade de cair nas provas.
Terceiro colegial
Durante o terceiro colegial, fazer cursinho pode atrapalhar quem tem a agenda muito comprometida com o colégio. Em alguns casos, passar o dia inteiro assistindo aulas pode diminuir a taxa de aprendizagem do aluno. O ideal é ter tempo para assistir aulas, fazer exercícios, ler os livros recomendados e ainda descansar. Se sua escola é mais tranqüila e não exige muita dedicação dos alunos, fazer um cursinho à tarde pode ser uma boa alternativa.
Estudar em casa
Se você passa a tarde estudando em casa, disciplina deve ser sua palavra-chave. É importante ter um espaço tranqüilo, longe das tarefas domésticas, do celular e dos problemas familiares. Caso contrário, melhor procurar uma biblioteca ou a sala de estudos do seu colégio. O melhor é fixar uma agenda, com horários reservados para descanso e lanchinhos.
Dúvidas
Use o tempo de estudo em casa para fazer exercícios, treinar redação, ler a bibliografia indicada e anotar suas dúvidas. Aproveite para tirá-las nos plantões dos cursinhos ou com professores. Não deixe acumular matéria, especialmente as que você tem mais dificuldade. Aliás, priorize os assuntos que você considera mais complicados. Ao mesmo tempo, não descuide das matérias que você tem maior facilidade. Muita gente acaba perdendo pontos garantidos por menosprezar assuntos mais fáceis durante os estudos.
Os simulados podem fornecer informações valiosas ao longo do ano. Se suas notas em matemática e física, por exemplo, são mais baixas que nas outras matérias, a recomendação é priorizar estas disciplinas.
Perfil cult
Outra dica preciosa é usar o tempo livre para atividades culturais que possam ajudar durante as provas. Ir ao cinema semanalmente, além de divertido, pode ser um bom meio de estudar história, literatura e geografia. Ler jornais e revistas também pode ajudar na redação e a estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Os vestibulares têm ficado mais modernos: estão exigindo menos fórmulas e informações específicas.
Quem tem um repertório cultural amplo acaba tendo mais chances de sucesso. E não é lendo apostilas do cursinho que o estudante adquire referências culturais. É preciso usar o fim de semana para freqüentar livrarias, ir a mostras de cinema, ao teatro e a exposições de arte.
Por: InfoMoney
Assinar:
Postagens (Atom)
